O manejo agroflorestal científico como um uso alternativo de recursos naturais na Amazônia Brasileira
Resumo
Este texto examina a aplicabilidade do manejo agroflorestal de base científica às necessidades de dois segmentos da população rural da Amazônia brasileira: grupos tribais nativos e grupos ribeirinhos ou “caboclos”. O texto apresenta um conceito contextualizado de manejo agroflorestal e faz uma revisão de uma parte da literatura pertinente. Focaliza o potencial que esse manejo tem de ajudar nativos e caboclos e criar ou ampliar uma produção agropecuária silvicultural direcionada para o mercado. O texto propõe que o manejo agroflorestal de base científica, combinado com práticas tradicionais de manejo, tende a gerar renda monetária para esses grupos a partir da produção confiável de bens com bom valor de mercado, além de dar mais segurança à produção de bens para subsistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 José Augusto Drummond

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).