Agronegócio, atores e território: visão da população das localidades agrícolas da província de Buenos Aires (Argentina, 2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa32-2_04

Palabras clave:

agronegócio, consequências, territórios, localidades agrárias, percepções sociais

Resumen

A expansão do agronegócio na região dos Pampas argentinos gerou importantes consequências econômicas, sociais e ambientais, afetando principalmente as localidades agrárias, aqueles espaços locais ligados às agroexportações. Neste quadro, é relevante investigar como os habitantes destas localidades entendem a atividade agrícola e os seus impactos territoriais. Com base nos dados construídos através de uma pesquisa online realizada na província de Buenos Aires (principal região produtiva da Argentina), identificamos, em primeiro lugar, que os habitantes das localidades agrícolas definem esses espaços pelas suas formas particulares de sociabilidade, e participam nas práticas culturais ligadas ao meio rural. Em segundo lugar, constatamos que consideram o agronegócio como o principal gerador de empregos nos territórios, mas não identificam a “repercussão” dos lucros do sector nas comunidades. Em terceiro lugar, vemos que têm uma imagem bastante positiva dos produtores e não identificam a atividade agrícola como a causa dos principais problemas locais, mas há uma visão maioritária dos seus impactos poluentes. E, por fim, identificamos a influência nas opiniões de determinados temas discursivos presentes no debate público sobre a agricultura e, principalmente, da posição política.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • María Dolores Liaudat, Universidad Nacional de La Plata (UNLP) – Buenos Aires, Argentina

    Posdoctorado de Sociología en el Laboratorio de Estudios en Sociología y Economía del Trabajo (LESET-FAHCE) y docente de la Universidade de La Plata (UNLP). Investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e integrante del Instituto de Investigaciones sobre Economía y Sociedad en la Argentina Contemporánea (IESAC-UNQ) y del Programa Hegemonía: cuestiones teóricas, estrategias metodológicas y estudios empíricos, con énfasis en las disputas por la cuestión agraria en la Argentina contemporánea (UNQ).
    doloresliaudat@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0003-2782-4926

  • Manuela Moreno, Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) – Bernal, Buenos Aires, Argentina

    Doutorado em Ciências Sociais e Humanas e professor de pós-graduação na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ). Pesquisador do CONICET e membro do Instituto de Pesquisas sobre Economia e Sociedade na Argentina Contemporânea (IESAC-UNQ) e do Programa Hegemonia: questões teóricas, estratégias metodológicas e estudos empíricos, com ênfase nas disputas pela questão agrária na Argentina contemporânea (UNQ).
    manuelamorano.ls@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0002-4086-3500

Descargas

Publicado

2024-12-03

Artículos similares

1-10 de 157

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.