Dinâmicas da ocupação da logística portuária do agronegócio e seus rebatimentos socioeconômicos e territoriais em Itaituba – Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa32-2_st08

Palavras-chave:

logística, portos, Itaituba

Resumo

O município de Itaituba, localizado na região do Tapajós no estado do Pará, abriga atualmente em seu território um conjunto de terminais portuários graneleiros usados no transbordo da produção de soja, que tem como origem o estado de Mato Grosso e como destino portos do Pará e Amapá, antes de serem exportados para o mercado internacional. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as dinâmicas da ocupação da logística portuária do agronegócio e seus rebatimentos socioeconômicos e territoriais em Itaituba – Pará. A metodologia consistiu de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com levantamento documental, bibliográfico, trabalho de campo e registro fotográfico. Os principais resultados indicam que até a década de 1970, Itaituba mantinha uma dependência do rio Tapajós e da produção da borracha, situação que foi mudada com a abertura da rodovia Transamazônica, na década de 1970, e com a instalação de cinco estações de transbordo de cargas de soja no distrito de Miritituba-Itaituba a partir de 2014, evento que implicou profundos impactos socioeconômicos e territoriais nesta localidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

20-12-2024

Edição

Seção

Seção Temática "Agronegócio, infraestrutura logística e dinâmicas fundiárias na Amazônia”, organizada por Valdemar João Wesz Junior (Unila), Juanita Cuéllar Benavides (Unila) e Karina Kato (UFRRJ)

Artigos Semelhantes

1-10 de 16

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.