Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA): tecnologia social de venda direta de alimentos e de revalorização das identidades alimentares territoriais

Community-supported Agriculture (CSA): social technology for the direct sale of food and for the revaluation of territorial food identities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n3-2

Resumo

Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é uma tecnologia social inovadora nas relações que se estabelecem entre produtores rurais de alimentos e os consumidores urbanos de seus produtos. O processo busca consolidar circuitos curtos de suprimento no mercado como, também, o restabelecimento e fortalecimento de práticas coletivas de cooperação e de atuação política favorável à defesa do desenvolvimento socioeconômico endógeno, à revalorização das culturas alimentares identitárias e territoriais, ao comércio justo e à defesa e proteção do bem comum, especialmente no que tange à sustentabilidade e ao meio ambiente Neste contexto, o objetivo deste artigo é preencher uma lacuna na produção nacional de conhecimentos sobre a CSA, revelando sua importância para o desenvolvimento agrícola sustentável, como uma nova perspectiva para a organização produtiva da cadeia de alimentos, especialmente os orgânicos. Metodologicamente, esse estudo é composto por pesquisa bibliográfica e documental como procedimento para apresentar o estado da arte sobre o tema no Brasil e de pesquisa survey respondida por 32 CSAs de todo o país, que corresponderam a 64% do total de experiências existentes. Os resultados obtidos mostram que, além das vantagens econômicas e financeiras tangíveis, a organização comunitária de produtores e consumidores, por intermédio das CSAs, reveste-se de importantes dimensões culturais e políticas, contribuindo para a promoção, defesa e desenvolvimento do local, bem como estimulando posturas críticas e participativas das comunidades organizadas.
Palavras-chave: Comunidade que Sustenta a Agricultura; venda direta; tecnologia social; territorialidade alimentar; circuito curto de abastecimento alimentar.

JUNQUEIRA, Antonio Hélio; MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral. Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA): tecnologia social de venda direta de alimentos e de revalorização das identidades alimentares territoriais. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 517-538, out. 2018.

Recebido em maio de 2018.
Aceito em setembro de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Hélio Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Brasil

    Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pós-doutorado e mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), professor colaborador do Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e pesquisador membro da Red de Cultura alimentaria, conocimiento local y comunicación.
    E-mail: helio@hortica.com.br
    http://lattes.cnpq.br/0541755519500306

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Brasil

    Pós-doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e coordenador do Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
    E-mail: semoretti@anhembi.br
    http://lattes.cnpq.br/1686957518540720

Downloads

Publicado

01-10-2018